Conheça Cléber Xavier, novo treinador do Santos
Depois de duas semanas sob o comando do interino César Sampaio, o Santos enfim tem um novo técnico. Recebendo a negativa de nomes como Tite e Dorival Jr., o Peixe fechou a contratação de Cléber Xavier. Ex-auxiliar do próprio Tite na Seleção Brasileira, ele assina compromisso até o fim deste ano e com multa rescisória baixa.
Natural de Alegrete, no Rio Grande do Sul, Cléber deixou a comissão técnica fixa de Tite em outubro do ano passado para se lançar no mercado de treinadores e agora terá seu primeiro desafio. Ao todo, foram longos 24 anos trabalhando ao lado de Tite, contando com passagens por Seleção, Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Flamengo.

Com 37 anos de carreira, Cléber já havia dito no ano passado que estudava havia algum tempo a mudança de auxiliar para treinador. No período de Flamengo, por exemplo, acabou cedendo mais espaço para Matheus Bachi auxiliar o pai. Agora, curiosamente, Matheus o acompanhará e será seu auxiliar técnico no Santos.
Além dele, o Peixe também contratará o preparador físico Fábio Mahseredjian. Todos os três profissionais citados têm vasto conhecimento sobre o histórico físico, técnico e tático de Neymar na Seleção. Algo visto como positivo pela diretoria santista.
A ficha técnica de Cléber Xavier
- Nome: Cléber Márcio Serpa Xavier
- Nascimento: 29 de março de 1964, em Alegrete, RS
- Carreira: como treinador de base, trabalhou em Inter e Grêmio. Como auxiliar no profissional, trabalhou com Tite no Grêmio, São Caetano, Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras, Al Ain, Internacional, na Seleção e no Flamengo.
- Títulos: campeão gaúcho e da Copa do Brasil pelo Grêmio; pelo Inter, Copa Sul-Americana e Gaúcho em 2008. No Corinthians, dois Brasileiros (2011 e 2015), Libertadores (2012), Mundial (2012), Paulista e Recopa (2013). Pelo Flamengo, Campeonato Carioca (2024). Na Seleção, foi a duas Copas (2018 e 2022). Conquistou a Copa América de 2019.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Revista Santista.